O Espírito Santo, maior produtor de café conilon do Brasil, sediará a primeira Feira Internacional do Café Conilon (FICC). O evento, que ocorre entre os dias 27 e 29 de novembro, foi idealizado para apresentar o potencial do grão em toda a sua cadeia produtiva, da lavoura à xícara.
A feira acontecerá no Parque de Exposições Alfeu Sossai, em Jaguaré, cidade do Noroeste capixaba que se destaca na produção nacional. A escolha do estado como palco do evento ressalta sua liderança no setor, sendo responsável por 70% da produção brasileira de conilon, segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais do Espírito Santo localizadas em terras quentes, o conilon representa 37% do PIB Agrícola estadual. A cultura ocupa quase 300 mil hectares em 40 mil propriedades de 63 municípios, gerando aproximadamente 250 mil empregos diretos.
Com entrada gratuita, a FICC reunirá cooperativas, exportadores, agricultores, federações e autoridades para acompanhar palestras e painéis sobre a produção do grão, o sistema financeiro e formas de impulsionar o turismo regional. O público também contará com uma exposição de agronegócios, que apresentará novidades e tecnologias para o setor. A programação detalhada será informada em breve.
“O Espírito Santo respira café, e o conilon é a principal atividade social e econômica da maioria dos municípios capixabas. Somos referência mundial em tecnologias e produção e estamos nos consolidando como um dos principais polos de processamento. Um evento internacional como esse estreita e fortalece a relação internacional, intercâmbio e novos mercados. Exportações, mais oportunidades e renda! Aliado a isso, o fortalecimento do agroturismo na região, levando para o Brasil e o mundo aquele enorme potencial”, afirma Ricardo Ferraço, vice-governador do Espírito Santo.
Para Marcus Magalhães, coordenador da FICC e consultor do agronegócio, o evento ocorre em um momento estratégico. “Nossa feira nasce em um momento especialmente promissor, já que em 2025 o Espírito Santo atinge uma safra recorde do conilon, superando 13 milhões de sacas e consolidando o estado como maior produtor brasileiro, referência em tecnologia, qualidade e sustentabilidade. A FICC é um espaço para reunir os protagonistas dessa cadeia, promovendo debates, painéis técnicos, exposição de tecnologias de ponta e oportunidades de negócios”, declarou.
📲 Combata a desinformação! Tem dúvidas sobre esta notícia? Fale com nosso canal verificado no WhatsApp: (27) 99774-1298.
Deixe um comentário