A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou, na terça-feira (19), uma reunião para discutir a oficialização do Comitê Estadual de Gestão Compartilhada para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca (Compesca). O objetivo é estruturar o colegiado, promovendo articulação entre diferentes órgãos e fortalecendo a gestão participativa da atividade pesqueira no Espírito Santo.
O encontro contou com representantes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Pesca e Aquicultura (Cogempaes), do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Seag.
Função do comitê
Segundo os participantes, a formalização do Compesca dará mais força ao setor para tratar de demandas específicas, como a atualização de portarias consideradas defasadas, que já não correspondem à realidade da pesca no Estado. A expectativa é que o comitê contribua para o ordenamento pesqueiro, garantindo maior integração entre órgãos e categorias envolvidas.
“O Compesca será fundamental para ampliar a integração entre os diferentes entes federativos e atores do setor, assegurando decisões técnicas mais participativas e equilibradas para o desenvolvimento sustentável da pesca no Espírito Santo”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.
📲 Combata a desinformação! Tem dúvidas sobre esta notícia? Fale com nosso canal verificado no WhatsApp: (27) 99774-1298.
Deixe um comentário